Petróleo: história, importância e derivados

Petróleo: história, importância e derivados

Petróleo: história, importância e derivados.

No Dia Mundial do Petróleo, 29 de setembro, preparamos um conteúdo completo para você entender a origem, história, importância e seus derivados.

Acompanhe a leitura a seguir e saiba tudo sobre o petróleo!

Origem do petróleo

O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que a água, formado a partir de uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas apenas por átomos de carbono e hidrogênio) com pequenas quantidades de outras classes de compostos contendo nitrogênio, oxigênio e enxofre.

A teoria mais aceita da formação do petróleo é que se originou dos restos de seres vivos, animais e plantas ao longo de milhões de anos (estimadas entre 1 e 500 milhões de anos). Pequenos organismos marinhos, como vegetais e animais unicelulares, acabaram sendo depositados no fundo de lagos e oceanos.

Com o passar do tempo, os sedimentos se acumularam e esse material orgânico foi empurrado para mais fundo, onde a pressão e a temperatura extremas e a ausência de oxigênio impediram que as bactérias realizassem a decomposição rápida dessa matéria orgânica. Mas bactérias anaeróbicas conseguiram fazer essa decomposição ao longo de milhões de anos, gerando o petróleo.

O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório. É daí que vem o nome petróleo, que significa óleo de pedra. Além disso, visto que são gerados pela decomposição de seres vivos, o petróleo, o gás natural e o carvão são denominados de combustíveis fósseis e são todos recursos esgotáveis, ou seja, não são renováveis.

História do petróleo

Acredita-se que o uso do petróleo remonta aos primórdios da civilização. Pessoas do Oriente Médio, Egito, Mesopotâmia e China tiveram contato com esse combustível fóssil, sendo usado na forma de asfalto para pavimentação de estradas, iluminação, lubrificação e fins bélicos.

A indústria do petróleo surgiu em meados do século 19, quando o processo de refino deste óleo foi desenvolvido na Escócia. Nesse período, o Azerbaijão foi o maior produtor de petróleo, com produção equivalente a mais de 50% da produção mundial.

No continente americano, o petróleo foi descoberto pela primeira vez no Canadá. A produção começou em 1859 através de um poço de aproximadamente 21 metros perfurado na Pensilvânia.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) foi criada em 1960, composta por países que representam cerca de 25% das reservas mundiais de petróleo. O objetivo da organização é fortalecer os países produtores de petróleo perante o mercado consumidor, restringindo a oferta do óleo no mercado, bem como impulsionando os preços no mercado internacional.

A Petrobras é a estatal responsável pela exploração e produção de petróleo no Brasil.

Em território brasileiro, o petróleo foi encontrado em 1939, no estado da Bahia, e, após dois anos, encontrou-se um depósito que apresentava viabilidade econômica para extração, no mesmo estado.

No ano de 1954, a Petrobras instituiu o monopólio estatal, passando a explorar o petróleo nacional.

Em 2006, a Petrobras anunciou a existência do pré-sal brasileiro, um campo petrolífero encontrado abaixo de uma espessa camada de sal. A exploração da reserva iniciou-se de fato em 2010.

Importância do Petróleo

O Petróleo é a principal fonte de energia da atualidade, pois é por meio dele que é possível a realização de diversas atividades.

Ele é usado, principalmente, na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, solventes, produtos cosméticos, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.

Derivados do petróleo

Os derivados do petróleo são obtidos a partir do que chamam de refino. O óleo diesel usado, principalmente, no transporte é um desses derivados.

O petróleo não sai dos reservatórios prontos para serem comercializados, ele precisa passar por um processo de melhoramento a fim de atender às especificações do mercado.

O refino é feito por meio de processos químicos, como o craqueamento, reforma, alquilação, hidrotratamento, entre outros.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), podem ser obtidos a partir do petróleo:

  • Gás de petróleo: usado para aquecimento e na indústria;
  • Gás liquefeito de petróleo (GLP): usado na cozinha;
  • Nafta: matéria-prima para a indústria petroquímica e também transformado em gasolina
  • Gasolina: utilizada como combustível;
  • Querosene: usado como combustível para turbinas a jato;
  • Óleo diesel: usado especialmente em transporte rodoviário, aquaviário e também nas termoelétricas;
  • Óleo lubrificante: usado principalmente em óleos para motor, sistemas hidráulicos, óleos para turbinas, mancais e compressores;
  • Óleo combustível: utilizado como fonte de calor na indústria;
  • Betume: usado em vernizes, massas de revestimento, bases para pintura;
  • Resíduos: são produtos utilizados como material para fabricar outros produtos (coque, asfalto, ceras).

 

E aí, gostou de saber mais sobre a maior fonte de energia do planeta?

Confira mais curiosidades e histórias conferindo nossos conteúdos aqui no blog.

Não perca mais nenhuma novidade nos seguindo nas redes sociais.

 

REFERÊNCIAS:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/petroleo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-petroleo.htm