Gasolina comum ou aditivada? Entenda a diferença e saiba escolher

 

Chegou a hora de abastecer e logo vem a dúvida: Comum ou aditivada?

O recomendado é escolher a opção que é mais adequada à sua necessidade, pois optar pela bomba errada pode afetar o desempenho do motor e dar origem a problemas mecânicos.

Para evitar problemas, entenda sobre os dois combustíveis e detalhes que podem interferir na escolha. Acompanhe:

O que diferencia a composição do combustível comum e aditivado?

Ambos são fabricados de modo semelhante. Porém, a aditivada é, resumidamente, a comum com acréscimo de aditivos dispersantes e detergentes. Esses componentes fazem uma “limpeza” no sistema que alimenta o veículo, bem como nas válvulas de admissão, bicos injetores e motor.

Isto é contado como principal benefício do combustível aditivado, pois ele impede que se acumulem resíduos e evita entupimentos. Porém, a octanagem, se comparada ao combustível comum, é a mesma, aproximadamente 87. Ou seja, a resistência da gasolina à pressão na câmara de combustão do motor.

Efeito de ambos os combustíveis no veículo

A gasolina comum normalmente oxida mais rápido. Isso gera um tipo de goma ao fundo do tanque após um tempo, ocasionando acúmulo de resíduos e prejudicando o funcionamento do motor.

Já a aditivada, devido a seus componentes de limpeza, pode reduzir e muito a chance disso ocorrer e tem um tempo para oxidação maior.

Portanto, a gasolina comum é indicada somente caso haja uso contínuo, em viagens longas, por exemplo.

Benefícios na parte mecânica

Nestes casos, a gasolina aditivada é mais recomendada, pois garante uma limpeza nos componentes do motor do veículo e no sistema por onde o combustível passa. No caso de utilizar a comum, é necessário usar outros aditivos para suprir e realizar limpeza.

Isso também tem alguns riscos, pois alguns aditivos avulsos podem corroer algumas peças metálicas, dependendo da marca. Portanto, é essencial ficar atento e jamais colocar alguma substância de etanol na gasolina e vice-versa.

Caso o veículo seja flex, ambos os combustíveis podem ser utilizados pelo fato de o motor já estar programado para receber mais de um tipo.


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