Vale a pena fazer rodízio de pneus?
Hora de polêmica no blog do Posto Denise! O rodízio de pneus rende assunto e divide muita gente, por ser um tema muito complicado de ser resolvido.
Mas qual é a verdadeira história por trás dessa prática? Devo fazer ou não?
Trouxemos a opinião de especialistas e das marcas de montadoras pra te ajudar a tomar essa decisão.
O que é o rodízio de pneus?
O rodízio é uma técnica bem antiga, que tem o objetivo de estender a vida útil dos pneus e dos eixos dianteiro e traseiro do carro.
O procedimento é bem simples: você faz a troca de tempo em tempo da posição, mudando as rodas de lugar, porque a tração (na frente ou atrás) faz com que alguns pneus recebam a potência do motor e se desgastam mais rapidamente que os outros e aí surgiu o rodízio, para evitar esse problema.
Por que fazer?
Manter um desgaste uniforme dos pneus vai ajudar a melhorar o desempenho na dirigibilidade e frenagem, vai aumentar a vida útil do pneu, reduzir o consumo de combustível e evitar o desgaste de alguns componentes do carro, como a suspensão.
No entanto, algumas pessoas defendem que realizar o rodízio pode trazer problemas de estabilidade e, consequentemente, na segurança nos carros e que é melhor trocar os pneus por novos.
O que as marcas dizem?
A revista Quatro Rodas ouviu 18 montadoras e a opinião foi quase unânime: 16 das 18 marcas apoiam a técnica de rodízio.
Apenas duas são contrárias ao rodízio: a alemã BMW, que explicou que os pneus do eixo traseiro e do dianteiro de seus carros são diferentes e isso influencia na troca.
E a Renault, que disse ser mais seguro comprar dois pneus novos para o eixo traseiro e colocar os pneus antigos na dianteira.
Mas a história não para por aí. Lembrou do estepe? Pois é. Ele entra ou não nesse jogo?
Das 16 marcas que recomendam o rodízio, a Hyundai, Kia, Peugeot, Toyota, Chery e JAC, defendem que o estepe também deve estar incluído no rodízio para garantir que haja um desgaste por igual dos cinco pneus.
A maioria das marcas defende que a mudança das rodas deve ser feita a cada revisão, ou seja, no máximo de 10.000 em 10.000 km e o uso do estepe a partir dos 10.000 km, que pode esticar a vida de todo o conjunto em 20%.
Se você quiser, pode conferir a opinião completa das montadoras aqui:
quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/rodizio-de-pneus-faz-sentido-ou-nao/
E se meu carro tiver tração dianteira, pneus unidirecionais ou tração 4×4?
Se o seu carro tiver tração dianteira, o mais indicado é colocar os pneus dianteiros no mesmo lado do eixo traseiro.
Ou seja, o pneu dianteiro esquerdo continua no lado esquerdo, só que vai pro eixo traseiro e o pneu dianteiro direito irá para o eixo traseiro direito.
Para pneus unidirecionais, o rodízio será sempre das rodas do mesmo lado (sem cruzar), podendo ser tanto da traseira para a dianteira quanto o contrário.
Em veículos com tração 4×4, o rodízio deverá ser feito sempre em X, mas caso os pneus sejam assimétricos, a troca é feita sem inverter os lados, os pneus de trás vão pra frente e vice-versa.
O ideal é procurar um mecânico de confiança, ele vai fazer a avaliação dos pneus, indicar e orientar qual a melhor forma de realizar o rodízio, de acordo com as características do seu carro.
Quando fazer?
A melhor forma de saber, é consultando o manual do seu veículo. Lá, você encontrará a recomendação que deve seguir.
O tempo médio recomendado vai depender do carro e o tipo de pneu. Em geral, varia entre 5.000 e 10.000 km.
É recomendado também realizar o rodízio junto com o balanceamento e manter uma rotina de cuidados com os pneus e uma calibração, periodicamente.
postodenise.com.br/7-dicas-para-calibrar-os-pneus-do-seu-carro/
Agora que você já está careca de saber sobre a importância do rodízio, é hora de consultar o manual do seu carro e ver se já está na hora de realizar o procedimento.
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