Se o seu desejo é ver o seu carro sempre com uma boa aparência, saiba que existem formas que te ajudam a conservar o seu veículo e manter a cara de novo.
Confira nossas 17 dicas para manter o seu carro sempre novo:
1 – Atenção ao abastecer
Alguns postos de gasolina não têm filtros de bomba, o que faz com que a gasolina seja mais suja e isso prejudica o motor e os componentes do seu carro.
Ao abastecer, preste atenção e não deixe que a gasolina derrame na lataria. O combustível é um dos inimigos da pintura do carro e pode deixar manchas que são muito complicadas de serem removidas. Se isso acontecer, limpe imediatamente.
Procure um posto de confiança e fique sempre atento à qualidade do combustível.
Veja também:
Conheça as vantagens em abastecer com Combustíveis Shell
2 – Dirija com cautela
Ivy Gordon é um senhorzinho que ficou famoso ao entrar para o Guinness Book por se tornar o proprietário que mais rodou com o mesmo automóvel. O americano já rodou com seu Volvo P1800, de 1966, mais de 4 800 000 km. Não à toa, hoje ele é garoto propaganda da Volvo.
O grande segredo para o carro durar mais, segundo Gordon, é o jeito de guiar. “Eu sempre tento dirigir da forma mais suave possível. A conta desses hábitos ruins de condução vem no desgaste de motor, câmbio e suspensão. Isso sempre exige troca de peças prematuramente.”
O americano tem a receita certa para a durabilidade. Segundo ele, seu pai o ensinou a dirigir como se houvesse um copo de água sobre o painel. O desafio era não derramar nada. “Sempre tento trocar as marchas e acelerar de um modo que pareça que meu automóvel é automático. Isso ajuda as peças a durarem milhões de quilômetros, exige menos tempo de oficina e permite que eu tenha mais tempo com ele na estrada.”
3 – Proteja a tinta do carro dos raios ultravioletas e estacione o automóvel à sombra.
A tinta de um automóvel é a primeira linha de defesa contra as adversidades meteorológicas.
Tome cuidado com os raios ultravioletas, pois desgastam e corroem a tinta do seu carro. Sempre que possível, deixe o veículo estacionado à sombra, numa garagem ou outro local que esteja coberto, evitando a exposição prolongada ao sol.
4 – Retoque as falhas existentes na pintura.
Para proteger o seu automóvel, deve corrigir e retocar todas as falhas que possam existir na pintura do mesmo para evitar que as partes metálicas do carro oxidem, causando a famosa ferrugem.
5 – Não exceda a capacidade de peso de um veículo.
No manual do veículo consta o peso máximo que seu carro pode carregar. Nunca exceda a carga máxima recomendada pois assim todas as peças automóveis sofrerão um maior desgaste e a sua substituição será inevitável.
6 – Lave o carro da maneira correta
Pode até parecer simples, mas existem muitos produtos que não podem ser usados e que comprometem a pintura. Primeiro: nada de detergente de cozinha ou solvente. Use produtos apropriados para lavagem de carro e que são vendidos em lojas especializadas.
O segredo, segundo Gordon, é apenas água, sabão e cera. “Ele é constantemente lavado e encerado. Assim, o sol não tem chance de oxidar a pintura ou estragar o verniz.”
“Faço isso regularmente. Lavo a parte inferior com água quente para manter os buracos de drenagem da carroceria livres de areia e outros detritos. Sempre lavo à mão, pois assim posso ver algum problema na pintura ou lataria antes que ele se agrave.”
Vermelho, seu cupê mantém a pintura original até hoje.
7 – Avalie o estado das mangueiras do veículo.
A cada dois meses, levante o capô do seu veículo e verifique qual o estado das mangueiras do automóvel. Caso detecte alguma mangueira partida ou trincada, substitua imediatamente.
8 – Tenha em atenção a bateria do carro
Verifique regularmente o estado da bateria. De tempos em tempos, talvez a cada seis meses ou um ano, é bom dar uma olhada nos terminais da bateria. Eles podem estar frouxos, sujos ou corroídos. O zinabre aparece ali por causa de eventuais vazamentos do líquido interno da bateria.
Você pode limpar tudo isso com água quente e uma esponja de aço. Ao invés de usar graxa, como muitos fazem, colocar vaselina nos terminais é melhor.
9 – Não deixe o carro parado por muito tempo
Mesmo que não vá usar o seu carro, ligue-o por pelo menos alguns minutos para forçar o funcionamento do motor e dos componentes do carro, evitando ferrugem e desgastes.
Caso não seja possível, a alternativa é encher o tanque e desligar os cabos de bateria. Isso também costuma dar conta do recado.
10 – Fique atento ao limite de giros
Alguns automóveis tem conta de giros que, em sua grande parte, são em linha com faixa vermelha. A faixa é denominada de limite de corte. O sistema do veículo corta o giro para não quebrar por questões de segurança. E é aí que mora o perigo, já que alcançar esse nível pode causar um dano como, por exemplo, a falha de uma biela.
Passe a monitorar o conta-giros e procure trocar de marchas antes de atingir 2.500 rpm. Procure também manter uma velocidade uniforme e evite freadas bruscas.
11 – Confira a vida útil do óleo
O prazo do óleo é uma das dicas para conservar seu carro e mantê-lo sempre novo. Se ultrapassar o limite de quilometragem ou ainda exceder a vida útil indicada pelo fabricante, o óleo pode perder a capacidade de lubrificação. O resultado? Com o tempo ocorre um desgaste superior que reduz a eficácia do carro.
Vinho ruim dá dor de cabeça. Óleo ruim também. Lembre-se dessa dica sempre que for comprar óleo e pensar em economizar. Se o fabricante recomenda o sintético (geralmente mais caro), siga a recomendação.
Não misture com óleo mineral. Prefira gerações mais novas do fluido, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.
Você pode se interessar por:
Conheça as vantagens do Quick Lube para seu carro
12 – Troque os filtros de óleo, ar e combustível
Quando acontece um desgaste destes itens, eles ficam sem sua função básica, a de filtrar. Dessa maneira, as impurezas podem alcançar o motor, afetando o funcionamento.
No filtro de ar, qualquer resíduo pode riscar as paredes do cilindro e causar perda de compressão. E isso leva a vários outros danos que podem trazer transtornos. Portanto, fique ligado no funcionamento destas peças.
Veja também:
Qual a importância de trocar os Filtros de Ar do seu carro?
13 – Atente-se para a manutenção do motor
O motor é o coração do veículo e precisa de manutenção periódica uma vez por ano ou a cada 10.000 km rodados, no mínimo.
Os cuidados mais comuns são a troca de óleo e dos filtros (ar, óleo e combustível). Mas é necessário fazer uma manutenção da regulagem do motor. Verifique também o estado de itens que demandam manutenção preventiva, como correia dentada, cabos e velas de ignição e fluido de arrefecimento.
Se você não tiver experiência no assunto, leve o automóvel a um mecânico de confiança para que ele possa conferir se está tudo certo.
14 – Tenha cuidado com os freios
Os freios são muito mais que apenas pastilhas, pois envolvem a segurança do condutor e de todos os seus passageiros. Por isso, é essencial ter o máximo de cuidado com a peça. Não acelere muito ou faça paradas bruscas. Também é bom evitar descer em ponto morto.
15 – Faça uma pintura nova e troque o estofado
Se seu carro está com um grande desgaste, talvez a melhor opção seja investir em uma nova pintura. Dessa forma, o automóvel fica com uma melhor aparência e ainda protege a máquina contra o risco de uma corrosão.
Os bancos do P1800, de Ivy Gordon, são de couro, mas Gordon não tem um cuidado especial. “Não faço nada de diferente para mantê-los. Tive de mudar o revestimento de couro desde que eu tenho o carro devido ao sol, que ressecou o couro ao ponto de rachar. Os bancos foram trocados há 15 anos e, desde então, continuam em excelente condição.”
Se você não é muito chegado a reformas, vaselina líquida ou algum hidratante de couro, que pode ser comprado em lojas de artigos de couro, ajudam a preservá-lo.
16 – Siga o manual
Siga as instruções do fabricante no manual do seu carro que, em alguns casos, encontram-se na porta do motorista e também em etiquetas espalhadas pela carroceria do veículo.
Essas instruções ajudarão a conservar o seu carro da melhor forma possível.
17 – Revisões periódicas
Mantenha uma frequência de fazer revisões a cada 10 mil km rodados ou de seis em seis meses.
Manter o veículo conservado não é nada difícil.
Com as nossas dicas, essa tarefa vai ficar muito mais fácil e você vai aumentar a vida útil de sua máquina.
2 Comentários. Deixe novo
Aqui é a Maria Carmem, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Gente isso funciona mesmo 🙂