Abastecimendo de gasolina Posto Denise

Dicas infalíveis para fazer seu tanque de gasolina render

 

Economia de combustível: 14 dicas infalíveis para fazer seu tanque render mais
É bem possível que você esteja jogando dinheiro fora com combustível!
Muitos motoristas acreditam que o estilo de condução do veículo não tem muita influência no rendimento do combustível, no entanto, alguns erros e vícios de direção que você adquire com o tempo, podem fazer, sim, o seu carro consumir mais.
Mas algumas mudanças ao volante e certos cuidados podem fazer com que seu carro “beba” menos e você consiga economizar uma grana no final do mês.

Continue a leitura e confira!

1. Não desça em ponto morto 
Quem nunca desceu uma ladeira em ponto morto achando que estaria economizando combustível?
Saiba que esse é um dos maiores mitos que existem e o que acontece é justamente o contrário: o carro consome mais.
Ao descer na “banguela”, o sistema do carro continua funcionando devido à injeção eletrônica, que identifica o combustível, mas como você não está acelerando, ela acaba bloqueando a gasolina ou o etanol da câmara de combustão.

https://postodenise.com.br/decida-em-ponto-morto-economiza/

2. Mantenha os pneus bem calibrados 
Andar com pneus desgastados ou murchos aumenta o atrito com o solo e isso vai exigir uma força a mais do seu carro, e, consequentemente, vai aumentar o consumo.
Por isso, mantenha seus pneus bem preservados e bem calibrados. Busque saber, no manual do veículo, qual é a pressão adequada e a cada 15 dias calibre-os.
Esse hábito pode render uma economia de 1,5% a 3% no consumo. A princípio parece pouco, mas, junto às outras dicas, a economia pode ser significativa no seu orçamento mensal.

https://postodenise.com.br/7-dicas-para-calibrar-os-pneus-do-seu-carro/

3. Evite dar arrancadas 
Você não é piloto de fórmula 1, então não precisa pisar com tudo no acelerador.
Arrancadas e freadas bruscas vão exigir mais do motor e esse esforço extra exige mais combustível, além de desgastar os pneus e alguns componentes e peças do seu carro.
Então respire, procure manter a tranquilidade ao dirigir e sempre pise no acelerador ou freio de maneira gradativa.

4. Fique de olho no excesso de peso 
Você é daqueles que usa o carro de despensa e deixa livros, malas, brinquedos e outros objetos dentro do automóvel?
Bom, esse peso extra também requer um esforço maior do motor e vai aumentar o consumo de combustível. Mesmo que seja pouco o aumento, somado ao fim do mês ou do ano, você vai ver que é um bom dinheiro e que vale a pena ser economizado.
Procure no manual do seu carro o peso máximo que pode ser carregado e qual a calibragem correta, se você está com pouca ou muita carga.

5. Troque de marcha corretamente 
Um carro que anda a 100 km/h na 3ª marcha, logicamente, consumirá mais combustível do que se estivesse na marcha correta, porque o motor fará um esforço além do normal, consumindo mais.
O uso do câmbio deve ser suave, pois não há necessidade de “esticar” a marcha. Andar com uma marcha alta devagar também aumenta o consumo.
Com o tempo e prática, o seu ouvido indicará o momento certo e muitas informações importantes para a troca de marcha de seu carro estão no manual. Nele você encontra qual a rotação e a velocidade ideais para o procedimento.

6. Evite acelerar em excesso 
Antigamente era comum acelerar o carro para “esquentar” o motor.
Mas isso tem que ficar no passado! Com a partida rápida, não há a necessidade de ficar acelerando para aquecer o motor, especialmente em dias frios.
Os carros modernos contam com a praticidade das partidas rápidas e com a tecnologia da injeção eletrônica, que tem a função de aquecer o combustível antes de ocorrer a combustão.

7. Rode abaixo dos limites de velocidade das rodovias 
Nesse sentido, a pressa é inimiga da economia.
Se o máximo em uma rodovia é 100 km/h, ande a 80, por exemplo. Essa pequena diminuição pode contribuir, diminuindo o consumo de combustível.

8. Evite andar com pouco combustível 
Andar com pouco combustível pode causar a “pane seca” e te obrigar a abastecer no posto mais próximo, onde você não conhece a procedência do combustível.
Além disso, quanto menos combustível tiver dentro do tanque, mais evaporação ocorrerá e mais combustível vai embora.
Por isso, evite rodar com pouco combustível e deixar o seu carro na reserva. Quando estiver perto da metade, abasteça.

9. Não exagere no ar-condicionado 
No calor do nosso Brasilzão, terra tropical, quem é que não prefere rodar em um veículo com ar-condicionado, não é mesmo?
No entanto, o ar-condicionado é um dos maiores vilões de consumo de gasolina e suga cerca de 10% da potência do motor só para se manter em funcionamento.
Todo esse conforto e força extra do motor vão ser motivos para o seu carro queimar mais combustível.

10. Rode a favor da aerodinâmica 
Não é novidade nenhuma que rodar com o carro de vidros abertos, além de inseguro, cria um atrito aerodinâmico que contribui para o aumento do gasto de combustível.
Quando abrimos as janelas, a superfície deixa de ser lisa e o atrito com o ar aumenta, jogando o carro pra trás e forçando o motor a trabalhar um pouco mais e, por consequência, mais combustível.

11. Peça ao frentista para não abastecer muito rápido 
Abastecer de forma rápida gera vapor no tanque do seu carro e você vai pagar um valor que não corresponde somente ao combustível.
Por isso, ao abastecer, procure primeiramente um posto de confiança, com combustível de qualidade e peça ao frentista que coloque o combustível de forma lenta.
Outra dica é procurar abastecer durante a manhã, quando o combustível está frio e mais denso. No fim do dia, as moléculas do combustível vão estar expandidas devido ao calor e o litro que você paga para pôr no tanque do seu carro pode não ser realmente 1 litro.

12. Mantenha o alinhamento das rodas 
Assim como pneus não calibrados e desgastados, rodas desalinhadas são um perigo para sua segurança e geram mais trabalho ao motor e, consequentemente, gastos maiores com gasolina ou etanol.
Além disso, é extremamente importante manter as rodas alinhadas e as manutenções preventivas em dia. Isso vai ajudar a preservar o seu carro, aumentar as chances de uma boa revenda, caso seja o caso e, claro, economizar dinheiro.

13. Troque seu carro por um modelo mais econômico 
Esse é o passo mais extremo para economizar com combustível.
Existem circunstâncias em que o consumo de combustível do seu carro já não condiz com o seu orçamento e trocar o carro por um modelo mais econômico pode gerar um bom custo-benefício, principalmente em tempos em que os preços dos combustíveis estão cada vez mais altos.
Pense nisso, existem modelos, como carros de passeio, que podem te atender muito bem e que consomem beeem menos.

Como você pode ver, existem diversos hábitos e formas de economizar combustível. Além de parecerem pequenos, juntando todos, é possível economizar um bom dinheiro no fim do mês.
No nosso blog e nas nossas redes sociais você encontra mais dicas para conservar e manter bons hábitos com o seu carro.

Veja mais dicas em nosso blog.

Visite nossa página no Facebook.