Sabe por que dirigir com o carro no ponto morto não economiza?
A maioria dos carros possui alimentação de combustível por meio do sistema de injeção eletrônica. Esse sistema possui uma central eletrônica inteligente que injeta combustível no motor de acordo com sua necessidade.
Com o veículo desengrenado, essa injeção eletrônica vai entender que o carro está em uma marcha mais baixa, o que vai gerar uma demanda maior de combustível.
A injeção eletrônica possui uma programação chamada “cut-off”, que só é ligada quando você está entre 1.500 rpm e 2.000 rpm, já na quinta marcha. O programa é acionado quando você desce engrenado, porém sem pisar no acelerador.
O sistema, então, entende que o motor está funcionando por impulso e interrompe o envio de combustível. Por isso a injeção eletrônica pode ser considerada um sistema mais econômico.
Os carros de carburador quase não existem mais. Eles fazem a alimentação por meio de uma injeção mecânica. Talvez para esse tipo de veículo a economia com o uso do ponto morto ainda aconteça. Porém, o desgaste do sistema de freios e o risco à segurança continuam existindo!
Usado com muita frequência, o ponto morto gera problemas na caixa de câmbio. Essa caixa é lubrificada na medida em que é usada. Sem a lubrificação suficiente, ela pode chegar até a travar. Além disso, andar no ponto morto é uma infração média, com 4 pontos perdidos na habilitação, multa de R$130,16 e pode acarretar até a retenção do veículo.
Portanto, fique atento!
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