7 Dicas para Economizar Gasolina
Diminuir o consumo de combustível é uma medida que traz benefícios ao meio ambiente, uma vez que os carros são os maiores emissores de gás carbônico do planeta, e ao nosso bolso, afinal, sempre é bom economizar.
Mas para que você consiga economizar, é preciso fazer bom uso do seu carro e usá-lo com inteligência.
Algumas mudanças ao volante e certos cuidados podem fazer com que seu carro “beba” menos, reduzindo o consumo no final do mês. Confira!
Calibre de forma correta
Sempre calibre os pneus na pressão correta.
Andar com os pneus murchos aumenta o atrito entre os pneus e o solo, e isso faz com que seu carro se esforce mais e gaste até 10% a mais de combustível.
Felizmente, você não precisa adivinhar os níveis de pressão nos pneus do seu carro. O próprio equipamento irá informar qual a calibragem atual do seu pneu e irá inserir ar nele até chegar ao nível que você programou.
Normalmente, a calibragem de um pneu de carro é de cerca de 30 psi, mas pesquise sobre a calibragem correta para o modelo de seu carro e se você está com pouca ou muita carga dentro do veículo.
Abasteça pela manhã
Abastecer no início da manhã pode te ajudar a economizar alguns reais por mês.
O motivo é simples e tem a ver com as propriedades do petróleo.
Os tanques de gasolina dos postos são enterrados no subsolo. No início da manhã, o solo em si está relativamente mais frio, tornando a gasolina densa. Conforme o dia avança, a temperatura sobe e as moléculas de gasolina se expandem.
Então, se você for abastecer no final do dia, quando o combustível já estiver expandido, o litro que você paga para por no tanque do seu carro pode não ser realmente 1 litro. Isto é porque ele já se expandiu, dando-lhe um volume real de menos de 1 litro.
Ponto morto também consome gasolina
Você já deve ter ouvido por aí que deixar o carro no ponto morto não consume nada de combustível, mas isso é mito!
Quando o carro está no ponto morto, o sistema continua funcionando, e, consequentemente, continua consumindo combustível. Consome pouco, mas no final do mês pode resultar em alguns reais a mais.
Banguela é coisa de cabeça oca
Outro hábito bastante comum é a “banguela”.
Não adianta jogar ponto morto nas longas descidas para diminuir o consumo. Nos carros modernos, que são equipados com injeção eletrônica, aumenta o gasto de combustível.
Então prefira desligar o carro se for ficar parado por um período de tempo e mantenha o carro ligado em descidas.
Substitua o filtro de ar
Substituir o filtro de ar pode ajudar a melhorar a eficiência do motor e melhorar sua capacidade de extrair ar do ambiente. Um filtro de ar entupido e sujo, dificulta a capacidade do motor de aspirar o ar e misturá-lo com o combustível.
Isso exige que o motor trabalhe mais e aumenta o consumo em até 15%.
Maneire o uso do ar condicionado
O ar-condicionado é um dos maiores vilões de consumo de gasolina e suga cerca de 10% da potência do motor só para se manter em funcionamento.
Estudos mostram que na cidade, onde você não vai conseguir andar a 100 km/h, é mais eficiente abrir as janelas e desligar o ar-condicionado.
Agora, quando se trata de andar em altas velocidades, especialmente acima de 100 km/h, a melhor opção é fechar as janelas e ligar o ar-condicionado. Isso reduz o atrito causado pelas janelas abertas, que acaba acarretando em mais esforço do motor e consumo de gasolina. Se você estiver dirigindo devagar, desligue o ar-condicionado e abra as janelas. Se você está dirigindo muito rápido, faça o oposto.
Segure o pé
Você não é piloto de fórmula 1, então não precisa pisar com tudo no acelerador. Quanto mais rápido você arrancar, maior será o esforço do motor, e este trabalho extra requer combustível.
O mesmo acontece quando você para antes do sinal fechar. A maioria dos motoristas acaba acelerando assim que as luzes ficam amarelas, pisando no pedal como um piloto de corrida, esperando bater os outros motoristas ao lado. Infelizmente, essa aceleração repentina queima mais combustível.
E se você tiver que parar de repente, a energia que terá que ser gasta para fazer seu carro parar instantaneamente será maior ainda. Procure pisar no acelerador de modo gradativo e evite acelerar entre troca de marchas. Ao chegar a um cruzamento com o semáforo amarelo, é melhor você tirar o pé do pedal e simplesmente permitir que o veículo pare lentamente.
Troque de marcha corretamente
Marcha e velocidade devem andar de mãos dadas para evitar um esforço desnecessário do motor.
O uso do câmbio deve ser suave, pois não há necessidade de “esticar” a marcha. Andar com uma marcha alta devagar também aumenta o consumo.
Se você estiver dirigindo um carro de câmbio manual, sempre use a marcha mais alta possível para a velocidade média que você está usando, sem submeter o motor à carga desnecessária.
Por exemplo, em vez de colocar em terceira marcha quando estiver na estrada a cerca de 40 km/h, você poderá economizar 25% de combustível se colocar o seu equipamento na quinta marcha.
Isso melhora a eficiência de combustível, pois o motor não precisa trabalhar tanto para rodar nos limites mais altos de uma determinada marcha. Andar em altas velocidades em uma marcha baixa pode gastar 45% de combustível de forma desnecessária. Claro, se você está dirigindo um automático, basta acelerar e certificar-se de que o overdrive está ligado.
Se o trânsito permitir, utiliza uma marcha mais alta e tire o pé do acelerador próximo aos sinais vermelhos.
A economia de combustível tem mais a ver com as práticas de direção corretas e com um entendimento básico de como certos princípios físicos afetam o trabalho de um motor.
Qualquer esforço desnecessário do motor resulta em um aumento no consumo de combustível.
Coloque em prática nossas dicas para economizar e você verá uma economia considerável no final do mês.
Veja também:
Se esse post foi útil, continue no nosso blog e confira:
DICAS INFALÍVEIS PRO SEU TANQUE RENDER
VALE A PENA FAZER RODÍZIO DE PNEUS?
17 DICAS PRA MANTER SEU CARRO SEMPRE NOVO
Veja mais dicas em nosso blog.
Visite nossa página no Facebook.