7 Dicas Essenciais para Calibrar os Pneus do seu Carro

calibrar os pneus

Dúvidas comuns na hora de Calibrar os Pneus

Calibrar os pneus é algo que, nós motoristas, não levamos muito em conta ou só fazemos quando batemos o olho no calibrador e lembramos. Mas se você quer economizar gasolina e garantir o bom desempenho de seu carro, essa prática deve ser constante.

Se não bastasse a falta de segurança, andar com pneus calibrados de forma incorreta pode trazer uma série de consequências para a durabilidade do seu carro, como desgaste prematuro dos terminais de direção, perda de estabilidade em curvas, maior desgaste dos pneus, direção pesada e perda da capacidade de manejo.

E, além disso, por estar com pressão diferente da ideal, pode causar um aumento de até 10% do consumo de combustível e comprometer a sua vida útil, reduzindo sua durabilidade em pelo menos 8 mil quilômetros.

Então, preste bem atenção, porque algo que pode ser feito de graça, pode sair caro no fim das contas.

Mas para te ajudar, nós preparamos 7 dicas para te auxiliar na hora de calibrar os pneus do seu carro. Confira:

1 – Siga as recomendações do fabricante

Essa informação pode ser encontrada facilmente no manual do carro e, em alguns casos, na porta do motorista e também em etiquetas espalhadas pela carroceria do veículo, como na parte interna das dianteiras, nas colunas “B” e na tampa do tanque de combustível.

2 – Leve em conta o peso

Verifique o peso que seu carro está transportando, pois quanto mais peso, mais pressão é necessária. Nesses casos, o ideal é aumentar a pressão dos pneus traseiros.

No manual do proprietário do veículo e em etiquetas na carroceria, é possível ver duas opções de pressão para o pneu: uma com duas pessoas e uma mala, indicando a carga mínima e outra com várias pessoas e várias malas, indicando a carga máxima.

Portanto, como as próprias ilustrações indicam, os pneus devem ser calibrados de acordo com o peso que o carro está carregando.

3 – Calibradores

Atente-se sempre ao uso dos calibradores e evite aparelhos desregulados ou em mau estado, com a mangueira ressecada ou com a válvula mal encaixada. Isso dificultará atingir a pressão adequada e ocasiona uma calibragem mal feita.

4 – Não esqueça do estepe

Se você não costuma lembrar dos quatros pneus do seu carro, com certeza nem imagina que o estepe também precisa ser calibrado.

Comece a ter o hábito de calibrar sempre o pneu do estepe, para que ele esteja em perfeitas condições quando você passar por uma situação de emergência.

Neste caso, é recomendado calibra-lo com uma ou duas libras a mais que o indicado pelo fabricante, já que ele ficará armazenado no porta-malas e pode esvaziar rapidamente por não estar sendo utilizado.

5 – Calibre com os pneus frios

A recomendação indicada pelos fabricantes é calibrar os pneus sempre quando se encontram frios ou próximos da temperatura ambiente. Isso porque as partículas de ar dentro dos pneus estão mais estáveis e oscilam menos, tornando a calibragem mais eficaz.

Evite rodar mais que 3 quilômetros da sua casa até o posto de combustível para que a temperatura do pneu não aumente, mas caso isso não seja possível e os pneus já estiverem quentes, coloque 2 a 4 psi a mais do que o recomendado pelo fabricante.

6 – Tipo de impacto

O tipo de superfície ou estrada que você for rodar tem impacto na calibração do pneu.

Em estradas de terreno escorregadio, como areia ou lama por exemplo, são recomendados baixa pressão dos pneus para aumentar a superfície de contato.

7 – Calibre periodicamente

Por fim, verifique a pressão dos pneus e passe a calibra-los toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias. E é importante ainda verificar a pressão sempre antes de pegar a estrada ou viagem longa.


 

Para proteger seu carro e manter o bom funcionamento, não deixe de calibrar os pneus corretamente e também realizar uma revisão no Posto Denise. Afinal, a calibragem errada dos pneus não é o único risco que o seu automóvel corre.

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

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